terça-feira, 7 de agosto de 2012

São Luís

Mais uma de varias reportagens.
Conheça o Centro Histórico de São Luís: cartão-postal do Maranhão

Desde 1997, São Luís é considerada Patrimônio da Humanidade.
Casarões, becos e sobradões contam a história da cidade.
 

Ruas estreitas, becos, casarões, prédios coloniais, escadarias, azulejos e sobradões. É impossível resistir a este cenário, localizado em uma área de 220 hectares de extensão. O Centro Histórico de São Luís é um dos lugares preferidos por parte de quem mora ou visita a capital maranhense.

A historiadora maranhense, Zelinda Lima, participou de todo o processo de reconhecimento da Unesco. Aos 85 anos, ela se sente orgulhosa por fazer parte do reconhecimento histórico e cultural de São Luís. "O casario, azulejos, revestimentos interno e externo; tudo remete para essa excelência em nossa história. São Luís é única", ressaltou.

São Luís nasceu diferente. Fundada por franceses, invadida pelos holandeses e colonizada por portugueses. A cidade abriga edificações históricas, uma adaptação do estilo neoclássico ao clima equatorial.

São três mil e quinhentas construções ocupando uma área de 250 hectares, dentre elas, os Palácio dos Leões e La Ravardière; Teatro Artur Azevedo; Catedral da Sé, Convento das Mercês, Feira da Praia Grande, Casa das Tulhas, Igreja do Desterro e outras centenas de imóveis do período colonial e imperial.

Patrimônio Histórico da Humanidade
Em 1997, a cidade foi tombada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título foi concedido a partir do reconhecimento do rico acervo arquitetônico.
Ao ser questionada sobre uma possível perda do título, a historiadora maranhense é enfática: "Sou muito otimista quanto à permanência do nosso título. Isso aqui é a nossa história, é a nossa vida. Não tem como ser diferente", finalizou Zelinda Lima.

 

   Publicado:

16/03/2012 11h25 - Atualizado em 16/03/2012 13h21
publicado pela Globo : G1 
 

Realidade de São Luís.
O Centro Histórico deveria ser a parte mais cuidada e protegida de São Luís, mas a realidade é bem contrária desses dois adjetivos, ou seja, sem cuidados e desprotegida, deveria ser bem cuidada afinal é ele quem revela algum mérito à São Luís.
Os casarões estão cada vez piores sendo invadidos por marginais, e usuários de drogas, estão em situações de risco, a maioria deles ameaçam desabar, outro fato importante é que a própria população á roubando os azulejos, tais quais marcam anos de grandes colônias e povos que estiveram aqui.
A situação é realmente contrária do que costumamos ver em reportagens e noticiários.
O Centro histórico é cada vez menos visitados devido a essas situações e muitos outros, até odores de urina nas ruas e ladeiras se tornam comuns. é facil descrever como está realmente São Luís ou principalmente o Centro Histórico. Se o turismo diminui no centro, diminui em toda São Luís, isso mesmo! A ilha do amor está perdendo turistas e visitantes.
É triste pensar nisso mas é a realidade. A capital do reggae está perdendo sua beleza ou melhor a beleza de seus encantos, lendas, músicas, litorais, casarões e ladeiras, não estão como antes !
Vamos cuidar do que é nosso. Como vimos a reportagem fala muito bem de São luís, mas sabemos que não é bem assim, por culpa da sociedade e dos orgãos publicos encarregados de cuidar desse patrimônio.




                                Autoria própria.
                                   Ana Luzia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário