terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os 400 anos de São Luís
Leilane Patrícia



Patrimônio Cultural da Humanidade faz 400 anos:

O centro histórico, com belos casarões, é um dos atrativos.
Clique para Ampliar
Lençóis Maranhenses é uma atração natural formada por dunas de até 40 metros e lagoas de águas cristalinas, próprias para banhos e mergulhos.
Clique para Ampliar
Igreja Matriz de São José de Ribamar, cidade reconhecidamente católica, que está incluída na programação do Congresso Nacional do Skal.
Fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, São Luís, capital do Maranhão, vive a euforia dos 400 anos.
O momento é festivo para os maranhenses, que comemoram os 400 anos da capital, que se apresenta para o turismo com suas belezas naturais e, sobretudo, seus prédios históricos que lhe conferiram o cobiçado título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
O nome da capital do Maranhão é uma homenagem dos franceses ao Rei da França, Luís IX, também chamado de São Luís. O rei ficou popular porque durante seu reinado a França teve um excepcional poder político, econômico, militar e cultural. O país viveu "o século de ouro de São Luís". Assim, os franceses, em homenagem ao monarca, puseram o nome de São Luís na nova cidade.
O maior atrativo de São Luís é o centro histórico, uma área de 220 hectares. Ali, existem cerca de 2.500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento não garante a manutenção e muitos prédios estão destruídos pelo tempo. Parte do sítio histórico foi declarado Patrimônio Mundial, em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima da cidade.
O sítio inclui belos sobrados com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses; casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo ocupado por lojas comerciais e os outros pisos por residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem detalhes refinados e as casas térreas são passíveis de classificações, como por exemplo, morada inteira (porta com duas janelas de cada lado) e meia morada (porta lateral e duas janelas).
Entre as edificações históricas de destaque estão o Palácio dos Leões (sede do governo do Estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras e o Teatro Artur Azevedo.
São Luís esbanja sabores em sua gastronomia exótica e oferece belas praias, como Ponta d´Áreia, Praia de São Marcos, a preferida dos surfistas; Praia do Calhau, Olho d´Água e Praia do Meio. A cidade também oferece noites variadas pela diversidade de gostos e estilos musicais, bem como boa estrutura de bares, boates, restaurantes e casas de shows. Um dos points de diversão é a Lagoa do Jansen, dotada de infraestrutura adaptada à prática de esportes e com grande quantidade de bares e restaurantes para todos os públicos.
Em 1º de setembro de 2010, São Luís foi eleita a Capital Americana da Cultura para o ano de 2012. É uma iniciativa cultural, de cooperação e de promoção do destino nos países da América, respeitando a sua diversidade nacional e regional e destacando o seu valioso patrimônio cultural.

400 anos:
A população de São Luís está em contagem regressiva para a celebração dos 400 anos da cidade e advertida por um relógio comemorativo, que pontua exatamente quantos dias e horas faltam para a grande data. O relógio foi instalado pela Prefeitura de São Luís, na cabeceira da ponte sobre o Rio Bacanga, no bairro São Francisco. O cronômetro regressivo foi desenvolvido com base no layout da marca oficial do quarto centenário da capital maranhense, escolhida em votação popular.
O relógio tem oito metros de altura por 2,70 metros de largura, é digital em led, com painel sinalizador e aplicação de adesivo digital nas duas faces com o logotipo dos 400 anos. É mais um presente para a cidade e uma referência dos 400 anos. Seus idealizadores advertem que o instrumento é um contador regressivo para dias e horas e não para marcar o horário local.

Skal faz congresso nacional em São Luís do Maranhão:
O período é festivo na capital maranhense, que durante o ano de 2012 comemora seus 400 anos com uma intensa programação. Associando-se ao momento histórico, o Skal Internacional do Brasil, através da presidenta Ana Carolina Medeiros, entra na festa com a realização do 42º Congresso Nacional, de 30 de maio a 3 de junho.
Ana Carolina é maranhense e quer mostrar sua cidade aos skalegas de todo o Brasil. Para isto, ela elaborou uma programação com passeios, jantares festivos e outras atividades próprias do evento, que tem o apoio do Skal Internacional São Luís.
O congresso começa na noite do dia 30 de maio, com solenidade de abertura no Teatro Arthur Azevedo. Em seguida, os congressistas sairão em cortejo pela Rua do Sol, Praça João Lisboa e Praça Pedro II, desfrutando de uma mostra do folclore maranhense no percurso. As atividades do primeiro dia terminam com um jantar no Grand São Luís Hotel.
O dia seguinte leva os visitantes a um destino que está na moda: Lençóis Maranhenses. A programação começa em Barreirinha, onde haverá almoço seguido de palestra do prefeito sobre as potencialidades turísticas do destino, no restaurante do Gran Solare Lençóis Resort. A parte da tarde está reservada para passeio nos Lençóis Maranhenses.
Um aglomerado de belezas naturais forma o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado no dia 2 de junho de 1981. A área é de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no Nordeste do Estado do Maranhão, a 260 quilômetros de São Luís. O parque ocupa uma área de 270 quilômetros quadrados, com dunas de 40 metros de altura e lagoas. No dia seguinte, antes de deixarem Barreirinha, os skalegas plantarão 100 mudas de buriti, um tipo de palmeira abundante no Estado.
Retornando às atividades do Skal, no dia 2 de junho haverá passeio panorâmico pelos principais pontos turísticos de São Luís e visita à cidade de São José de Ribamar com almoço e palestra do prefeito sobre as atrações turísticas. A cidade fica a 32 quilômetros de São Luís e conta com atrativos como praias, comidas deliciosas à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro - São José.
O Congresso do Skal será encerrado à noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com atividades sociais coordenadas pela presidenta Ana Carolina. Haverá palestra "O Turismo na Era do Capital Natural", ministrada por Renato Manzano, seguida de entrega de prêmios e jantar com apresentação de música maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário