terça-feira, 14 de agosto de 2012

                               
                Cultura Maranhense            
Leilane Patrícia.

O Maranhão situa-se numa zona de transição entre a Amazônia e o Nordeste do Brasil. Essa localização favoreceu a chegada dos franceses e portugueses durante a colonização. Até hoje o Estado conserva sinais desse passado, principalmente a capital São Luís, declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO em 1997, (Almanaque Abril, 2004).

O Maranhão tem mais do que palmeiras de buriti, juçareiras, coco manso, babaçu, sabiás, bigodes, curiós, xexéus, galo-de-campina e roxinous. Tem também a generosidade da natureza refletida nas belas praias, o encanto arquitetônico colonial, das ruas estreitas, calçadas de pedras e dos azuleijos de Macau. Têm pescadores, bordadeiras, rendeiras, artesões de todo tipo fazendo a arte popular.

Ricas manifestações folclóricas nos proporcionam espetáculos de cores, sons e movimentos. Uma cozinha rica e peculiar, influenciada por várias culturas, portuguesa, africana e indígena. O Maranhão tem a cozinha do agreste que utiliza muito leite de coco babaçu, carne-de-sol com jerimum e peixe de água doce. Maranhense que se presa, começa o dia com mingau, seja de farinha de mandioca, de arroz e aveia. No preparo de cada prato, estão os temperos de raízes e ervas que deliciam nativos e visitantes.

O principal prato da culinária maranhense é o cuxá, uma mistura que não pode ser chamada de molho nem de farofa. É servido com arroz branco e peixe frito ou tortas de camarão.

Hoje, conhecido como arroz de cuxá, como uma abreviação de cuxá com arroz, já que este último serviria de acompanhamento (O Guia do Executivo São Luís e Cidades Maranhenses, Gazeta Mercantil, 1998).        

Link: www.portaleducação.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário