quinta-feira, 23 de agosto de 2012

São Luís | praias poluídas

Maranhão busca solução para poluição das praias de São Luís

Representantes do Ministério do Turismo e do Governo do Maranhão reuniram-se em São Luís, para discutir soluções para a poluição das praias da capital maranhense. Uma das possibilidades levantadas durante o encontro foi a de se estabelecer parceria entre os governos federal e estadual para promover a despoluição da área litorânea, um dos principais atrativos turísticos da cidade.
Segundo o secretário Fábio Mota, o governo do Maranhão deve enviar até o fim desta semana documentos e laudos sobre o impacto da poluição das praias da capital para o turismo e também para a saúde pública.
“São Luís é um dos 65 destinos indutores do Brasil e completa 400 anos em setembro. Vamos estudar a possibilidade de fazer intervenção nos principais focos de contaminação para tentar diminuir o índice. Já fizemos isso em algumas cidades e foi muito positivo. Sabemos que o prejuízo econômico e turístico é enorme”, afirmou.
Vitor Mendes esclareceu que o problema de saneamento e esgoto da capital é antigo. “Sabemos da urgência de solucionar a questão. Estamos buscando apoio no governo federal para que possamos melhorar o tratamento de água e esgoto o mais rápido possível. É um processo demorado, pois há anos convivemos com isso”.
O presidente da Caema informou que o Projeto Executivo com as implantações de estações de tratamento de esgoto em pontos chave da capital já foi aprovado na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Precisamos agora criar recortes para atender todas as pendências. Em médio prazo, queremos ter 90% da água e do esgoto tratados”, explicou.
Para Jura Filho a demanda é urgente e merece atenção do governo federal. “Nossos bares, restaurantes, agências de viagens e hotéis perdem muito com a diminuição de turistas em função da falta de balneabilidade das praias”, acrescentou. Ele ficou responsável por reunir as informações necessárias para que o Ministério do Turismo analise o pleito.

Fonte: Portal Amazônia

                                                               Nauan Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário