quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Enem- Nauan Rocha



                                                             Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamentos através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A partir de 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contendo 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação. Em 20 de maio de 2011 o Ministério da Educação publicou portaria oficializando que a partir do ano de 2012 o Enem seria realizado duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril, porém posteriormente a possibilidade dos 2 exames anuais já no ano de 2012 foi descartada pelo próprio MEC, depois disso a Presidente Dilma Rousseff sinalizou juntamente com o até então Ministro da Educação, Fernando Haddad, que a partir do ano de 2013, sim, haverá duas edições anuais do Enem.




autoria própria : Nauan Rocha .

Nenhum comentário:

Postar um comentário