sexta-feira, 17 de agosto de 2012

São Luís | 400 anos

Preparativos para o aniversário de 400 anos de São Luís.

Contagem regressiva para o aniversário do quarto centenário de São Luís. O relógio dos 400 anos instalado em frente a cabeceira da ponte São Francisco anuncia os dias e as horas que faltam para o maior festa dos últimos tempos realizada na cidade. Além do tradicional Parabéns pra você! com direito a bolo e queima de fogos de artifícios, a coordenação do Programa São Luís 400 anos preparou uma programação especial que pretende envolver toda a população.

Segundo o Sofiane Labidi, coordenador do Programa São Luís 400 anos, o público vai se surpreender com a ópera popular Sonhos do Futuro, Glórias do Passado que fará um passeio pela história da cidade desde a sua fundação até os dias de hoje. Labidi adiantou a O Imparcial que as comemorações dos 400 anos de São Luís, encerram-se, no próximo dia 31 de dezembro desde ano. "Durante todo o mês de setembro vamos apresentar uma programação cultural não só na Praça Maria Aragão como em vários bairros de São Luís. Para isso estamos trabalhando envolvendo os estudantes da rede pública do município, a classe a artística e outros segmentos da sociedade", disse o coordenador. Estão previstas ainda um grande show com um artista nacional, o qual o nome não foi revelado, a presença dos membros da família real brasileira; apresentação da Orquestra Sinfônica do Brasil e um show de acrobacias aérea da Esquadrilha da Fumaça.

Mas nem tudo será somente festa. Sofiane Labidi informou que uma das conquistas mais importantes para atual gestão será apresentada como parte das comemorações. Na semana do aniversário da cidade será lançado o Programa de Erradicação ao Analfabetismo em São Luís. A ilha será a terceira capital brasileira livre do analfabetismo.

Para Sofiane Labidi educação é uma prioridade em qualquer gestão. O coordenador que também é educador afirmou que é inadimissivel que estejamos em pleno século XXI, e ainda tenha gente que não saiba ler e escrever. O lançamento do programa será um marco na história da cidade. O Programa de Erradicação ao Analfabetismo em São Luís terá o acompanhamento de técnicos da Unesco, e a previsão é que ele seja concluído no primeiro semestre de 2015. "Temos que alfabetizar seis mil pessoas. A ONU - Organizações das Nações Unidas considera um território livre do analfabetismo se a taxa não ultrapassa 4% de sua população e hoje São Luís está com 4,5%. Em 2000 tínhamos 7%. Com a alfabetização destas seis mil pessoas alcançaremos a taxa de 3,9% é a taxa aceita pela ONU. Mas independente disso vamos continuar trabalhando para continuar erradicando o analfabetismo em nossa cidade", disse Labidi.

Com tudo quase 100% das ações concluídas, Sofiane Labidi explicou que o fato do aniversário da cidade em pleno ano eleitoral não contribuiu para a execução do Plano de Ações Estratégicas do jeito que a coordenação imaginou, mas nem por isso deixará de ser grandiosa. A saída foi o fechamento de parcerias com o governo federal e iniciativa privada, uma vez que o governo do estado está também com uma programação de comemorações paralela a realizada pelo município.

Fonte: O Imparcial
       
                                                                           Milla Santana (:


Nenhum comentário:

Postar um comentário