quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Erros Mais Frequentes Nas redações do Enem

     Estudante e professores experimentam semelhante sensação de desespero diante da Redação. Os estudantes não escondem seu pavor diante da folha de papel em branco. Os professores sofrem um pouco depois, quando a mesma folha volta peenchida, pronta para a correção. Tudo o que faltou ao ensino de 1º e 2º graus está ali : um texto tão caótico quanto o raciocínio de quem o escreveu, parágrafos quilométricos, chavões colhidos na linguagem das emissoras de FM e muitos, muitos erros de Português, da pontuação á regência verbal, da acentuação á concordância. Alguns erros muito frequentes :

  • " A maioria estão descontentes" ou " mais de uma pessoa estavam á espera". O erro é de concordância.
  • " Para mim ir" e "entre eu e ela". Os pronomes "mim" e "eu" estão trocados. 
  • " Há cinco anos atrás. " O há, neste caso, já indica passado e significa faz.
  • " Se eu ver" , " se ela ver" , " se nós vermos". A conjugação do verbo ver no futuro do subjuntivo está  errada. É com i.
  • Conceção, excurção, excessão, pinchação. O erro é de ortografia e envolve letras que frequentemente se confundem na cabeça do estudante : ss, s, ç.
  • " Esse problema implica em". O erro é de regência : o verbo não pede em.
  • " Ela teve menas sorte do que ele." A tentativa de concordância é entre o substantivo feminino " sorte" e o adjetivo " menos".  
                                                                                                                         Fonte: Revista ISTOÉ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário