terça-feira, 28 de agosto de 2012


MICRO- AULA -- MARIANO

SUBSTANTIVO

Todos sabem que os substantivos servem para dar nomes a qualquer coisa, e por isso são utilizados. Já imaginou se chamássemos todos de "coiso", "coisa", "coisinho" ou "coisinha"? Seria um caos. Conheço um professor que chama seus alunos (às vezes) de "bichinho" (no caso dos homens) e "bichinha" (no caso das mulheres).
Veremos precisamente nesta aula, os Tipos de Substantivo, e principalmente os concretos e abstratos, que são aqueles que causam mais confusão em qualquer aluno.
Vamos aos substantivos? Sigam-me !
  1. Comum-
  2. fácil de identificar, pois trata-se do nome de animais, objetos ou "coisas" em geral. Exemplos: faca, relógio, flor, mesa, computador, entre outros.
  3. Próprio
  4. - só podemos relacioná-lo a nomes de pessoas, pontos geográficos e nomes de planetas. Exemplos: Elaine, Ítalo, Márcio, Rogério,. Clóvis, Brasil, Itália, Pernambuco, Marte, Vênus, entre outros.
  5. Simples
  6. - apenas o use se aquilo a que você está se referindo não tiver qualquer tipo de composição. É o caso de: porta, janela, arma, parede, flor e faca, entre outros.
  7. Composto
  8. - ao contrário do Simples, sua formação é composta por mais de um nome. Exemplos: passatempo, guarda-chuva, beija-flor, entre outros.
  9. Primitivo
  10. - dele sempre sairá algum outro substantivo derivado. Podemos Ter como exemplos: leite, carta, açougue, relógio e etc.
  11. Derivado
  12. - o contrário do primitivo. Exemplos: leiteiro, carteiro, açougueiro, relojoaria e etc.
  13. Coletivo-
  14. grupos de animais, pessoas, objetos, astros, entre outros. Tomemos como exemplos: enxame (abelhas ou vespas), vara (porcos), rebanho (gado), constelação (estrelas) e etc.
  15. Concreto e Abstrato
Deixei para falar sobre estes dois por último, simplesmente pelo fato de que são os que causam as maiores confusões. E como se já não bastasse isso, existem professores de Língua Portuguesa desinformados, que ensinam o assunto a seus alunos de forma errada, desde o primeiro grau.
Vamos às diferenças?
Concreto- não é aquele que se pode "pegar", que é o concreto. Concreto é todo substantivo que existe por si só; que não necessita de outro ser para poder existir; não é dependente como o abstrato. Exemplos?Carro- ventilador- homem- mulher – Ainda não está claro? Então a dica é a seguinte: grave o que é substantivo abstrato, o que não for abstrato será concreto. Certo?

O SUBSTANTIVO ABSTRATO ENTÃO SERÁ REPRESENTADO PELAS SEGUINTES SITUAÇÕES: - Quando o substantivo for sentimento. É o caso de amor, alegria e ódio.
- Quando o substantivo for uma qualidade. É o caso de beleza, feiúra, bondade e inteligência.
- Quando o substantivo for uma ação. É o caso de namoro, casamento, beijo e abraço.
Observação : por mais que queiram, beijo e casamento jamais serão concretos.
Atenção:Por isso, se alguém disser a você que substantivo concreto é tudo aquilo que se pode "pegar", ignore o que essa pessoa disse (mesmo se for um professor), e tenha a certeza de que Deus, Anjo, Demônio e Saturno, por exemplo, são substantivos concretos.
Para finalizar o assunto:Existe na Língua Portuguesa, o Concreto Real e o Concreto Fictício.
O primeiro serve para os seres que existem de verdade, como a geladeira, o revólver e o cão.
Já o segundo é reservado para os substantivos que existem apenas nas mentes dos povos; como é o caso do minotauro, do saci-pererê, do vampiro, do lobisomem, e de outras figuras mitológicas e folclóricas.

Substantivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário